Onde encontrar empregada doméstica? Sem duvidas, é um dos pontos que mais fazem os Empregadores Domésticos perderem o controle da sua casa.

Digo perder o controle, porque por comodidade você acaba entregando essa busca da Funcionária para outras empresas que fazem esse serviço ou contratando a “menos pior” que alguém te indica.

Acontece que, essas empresas não sabem nem de longe qual o perfil da sua casa e família, e a menos pior também não é a ideal, o que geralmente leva a péssimas contratações domésticas.

Quero te provocar aqui, a pensar de forma mais abundante na sua casa, a entender que investindo um pequeno tempo, você consegue ter o controle da contratação doméstica da sua família e contratar, efetivamente, a melhor profissional para o seu lar.

Por isso hoje, vamos falar nesse artigo sobre onde encontrar empregada doméstica.

Essa profissional que, se for bem contratada, pode nos ajudar de formas incríveis não só em casa, como na vida.

Onde Encontrar Empregada Doméstica – Passos

A grande maioria das pessoas, pensam que a única forma de procurar a Funcionária é através de indicação de pessoas próximas.

Sendo assim, estou aqui para abrir seu leque de oportunidades e mostrar que temos outras formas de complementar essa busca.

Lembre-se que essa pessoa estará em contato com sua família, cuidando da sua casa. Você PRECISA se incansável!!

Então ai vai um passo a passo de atitudes, para te ajudar a encontrar a Empregada excelente que sua casa precisa.

Primeiro Passo: Buscar Com Pessoas Próximas

Quando falamos em busca com pessoas próximas, indico que mande aquela mensagem no grupo de Whatsapp da família, trabalho, amigos e todos os outros que você tiver contato no celular.

Fale também com os vizinhos, pessoas que trabalham onde você mora, como por exemplo Zelador, Porteiro, Ajudantes de Limpeza e Síndico.

Mas não contrate o primeiro que for indicado, por mais confiança que você tenha em quem fez a indicação.

Lembre-se, só você sabe o perfil da sua casa e família e o que funciona para alguém conhecido não exatamente funcionará para você.

Segundo Passo: Redes Sociais

Mesmo que tenha algumas indicações para entrevistar, seguindo o primeiro passo na sua busca pelo melhor profissional para a sua casa, indico que dê o segundo passo, utilizando as suas redes sociais para mostrar a mais pessoas que precisa de uma Empregada Doméstica.

Indico três Redes Sociais, são elas:

Nessas três redes você pode divulgar em seu perfil, que procura uma Empregada Doméstica, dessa forma as pessoas poderão interagir indicando alguém ou se candidatando a vaga.

Essa publicação seria mais ou menos assim:

Procuro Funcionária para trabalhar em minha casa na função de (colocar a função [Ex.: Babá, Faxineira e, etc.]) assim, terá que realizar as seguintes atividades (colocar tudo o que precisa fazer nessa função [Ex.: Lavar, passar, cozinhar, cuidar de criança]).

O horário de trabalho será: (colocar horário de entrada e saída).

Tendo como dias: (colocar dias da semana [Ex.: Seg. à Sexta]).

Precisa ser dedicada com horário e comparecimento ao serviço.

Possuir disponibilidade de horário, caso necessário.

Exijo como pré requisito para a vaga: Curso em (se exigir certificado já coloca).

Se tiver mais exigências, indico que já coloque na descrição da vaga que vai disponibilizar, porque aquele que não se encaixar no perfil, não vai te fazer perder tempo atoa.

achar empregada doméstica

Como Saber o Perfil Que Procuro?

Para saber o que você espera da Empregada Doméstica, é extremamente necessário traçar o perfil da sua casa e colocar no papel tudo o que identificar.

Então para saber o que você procura e ser mais eficiente na sua busca, vou dar 4 dicas.

1 – Faça o Orçamento Da Sua Casa

Fazer o orçamento da sua casa é basicamente, verificar qual valor você tem disponível para arcar com a Funcionária Doméstica.

Tendo isso, logo de cara já poderá saber a forma com que vai contratar, lembrando que temos 4 tipos de contrato, são eles:

  • Diarista
  • Contrato por tempo parcial
  • Contrato Individual de Trabalho
  • Contrato por prazo determinado

Se ao fazer as suas contas perceber que não pode se comprometer com um pagamento mensal, o melhor para você é a Diarista que vai até 2 vezes na semana em sua casa.

De outra maneira, se o que precisa é um trabalho por menos de 25 horas semanais e com menor salário, tem disponível o Contrato por tempo parcial.

Ao verificar a possibilidade financeira e necessidade de um trabalho por tempo maior e com maior salário, você teria o Contrato Individual de Trabalho.

Já sendo um contrato com data de início e término, tendo que conter uma situação transitória ou substituição familiar, indico o Contrato por prazo determinado.

Aqui, caso tenha interesse em se aprofundar sobre o tema, indico que leia o artigo sobre como fazer um planejamento doméstico.

Lembre-se que no Contrato por tempo parcial, Contrato Individual de Trabalho e Contrato por prazo determinado, os gastos por mês com a Trabalhadora, são maiores do que o salário.

Então, olhe sempre a Convenção Coletiva de Trabalho da sua região e anote os pontos mais importantes, principalmente sobre os benefícios que devem ser pagos.

Da mesma forma, anote os valores que seriam gastos, com a Guia de Recolhimentos que contém valores de FGTS, INSS, Seguro Acidente de Trabalho e outros.

2 – Qual a Função e Serviço?

Indico fortemente que pegue papel e caneta e escreva, pois a anotação irá te ajudar a ter clareza em saber o que precisa.

Como função temos, para que vai contratar, pode ser uma babá, faxineira, cozinheira, motorista etc.

Vale lembrar que esse empregado doméstico, não pode trabalhar em atividades com fins lucrativos.

Para se aprofundar mais sobre as características dos domésticos, indico que leia o artigo sobre quem são os domésticos.

Agora, no serviço você vai anotar tudo o que espera que o Empregado faça nas funções, ou seja, limpeza, lavar, passar, cozinhar, dentre outras.

Acredite em mim, não fique com preguiça de escrever, isso fará muita diferença para a sua casa, pois a intenção é de não ter riscos de um futuro processo trabalhista para sua família.

Digo riscos, pois se a função e os serviços não estiverem completamente claros, antes de começar o trabalho, possivelmente você terá problemas com acúmulo de funções.

3 – Quer Alguém Experiente?

A experiência delimita inicialmente a sua disponibilidade de tempo em treinar a pessoa que estará na sua casa.

De qualquer forma é necessário orientar, mas se o profissional não tiver experiência ou nunca trabalhou como empregada doméstica, você terá que ensinar exatamente tudo.

Isso vai demandar um maior tempo da sua parte. Existem empregadores que gostam de treinar pessoas do zero, pois acreditam não ter vícios de rotinas de outras casas.

Se esse não for o seu caso, se você não tem tempo disponível, tenha certo que você deseja uma pessoa com experiência, quando for procurar empregada doméstica.

Cuidado, se for um caso de enfermeira, cuidador de pessoa com necessidades especiais, babá, dentre outras por exemplo, que precisam de conhecimento técnico para exercer a função e, você não possuindo esse conhecimento, você não poderá ensinar, então a experiência aqui é um detalhe importante.

4 – Detalhes Da Sua Casa

Outro ponto importante para detalhar o perfil é delimitar alguns aspectos da sua casa que essa profissional precisa estar alinhada.

Ou seja, se for uma babá terá que gostar de criança, tendo animais na casa, a pessoa terá que gostar de animais.

Da mesma maneira, se a sua agenda for cheia e não tiver horário fixo de chegar, pode ser que precise de alguém com disponibilidade de tempo para hora extra e talvez, até possa dormir.

A sua família viaja bastante? Precisando de alguém com disponibilidade para viajar, também anote isso.

Vai por mim, anote todas as características que sua casa tem, para descrever na vaga que irá divulgar.

Dica Bônus: Você é a Média Das Pessoas Que Estão Ao Seu Redor

Algumas pessoas me falam: “Michelle, mas eu não tenho tempo para procurar uma Empregada Doméstica, o que faço?”

A resposta é simples, arrume tempo, pois nós sabemos que sempre temos um tempinho, por menor que seja, para as coisas que realmente importam.

E se a sua família importa para você, acredito que tempo não será uma desculpa, para não fazer isso por eles.

Existe uma frase que você tendo tempo ou não é certa: “Você é a média das pessoas que estão ao seu redor.”

Assim, por mais que você possa achar que não, a sua ajudante do lar está de alguma forma influenciando você e sua família.

Imagine que você, por exemplo, está procurando uma babá e ela possui péssimos hábitos como falar muito palavrão, provavelmente seus filhos repetirão isso.

Da mesma forma, temos a influência indireta que acontece mesmo quando você não percebe, pela convivência diária.

Portanto, organize a sua agenda e dedique um tempo para buscar a excelente profissional e não hesite em dar o melhor para o seu lar e família.

Contratar bem essa profissional irá acrescentar tempo a sua agenda e a tranquilidade que precisa para realizar as suas atividades em paz.

Conclusão: Quem Procura Acha   

      

Você já deve ter escutado em algum lugar a expressão: “Quem procura acha”, pois é, ela também se encaixa aqui.

Diria mais, quem procura, acha o que procura e do jeito que procura, encaixando na sua casa e família.

O que quero te dizer é: O que te separa do excelente profissional é a sua dedicação em procurá-lo.

Desse modo, estabeleça padrões elevados quando se trata da pessoa conviver com seu bem maior e partilhar das suas intimidades.

Não se acomode jamais ao mediano, por acreditar que você não possui tempo, se fizer isso, provavelmente terá que resolver outros problemas depois.

A comodidade inicial de alguém/empresa realizar a contratação de uma Empregada por você, não te levará a colher os frutos lá na frente de ter alguém que combina exatamente com a sua casa.

Lembre-se, ninguém terá o mesmo interesse que você de contratar a pessoa ideal, uma profissional que trabalhará na sua casa e influenciará a sua família.

Até a próxima,